quarta-feira, 6 de julho de 2016

Lei da Gravitação Universal, física, Kepler, Newton, constante de proporcionalidade, força de atração gravitacional, Terra, Lua, massas, distância, centro de gravidade



Curso de Física Lei da Gravitação Universal Gravidade Mecânica Força gravitacional universal Aula.

(LC/2016) Considere que as massas da Lua e da Terra são da ordem de, respectivamente, 7,3 . 1022kg e 6,0 . 1024kg. A distância entre seus respectivos centros é da ordem de 3,8 . 108m. O valor da constante de proporcionalidade da Lei da Gravitação Universal (constante de Gauss) é de, aproximadamente, G = 6,7 . 10-11Nm2/kg2. Calcule o valor aproximado da força de atração gravitacional entre a Lua e a Terra.

Lei da Gravitação Universal, física, Kepler, Newton, constante de proporcionalidade, força de atração gravitacional, Terra, Lua, massas, distância, centro de gravidade. Vídeoaula, curso, enem

A chamada Lei da Gravitação Universal diz que duas partículas quaisquer do Universo atraem-se gravitacionalmente por intermédio de uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Se os corpos não são partículas ou não podem ser considerados como pontos materiais, a distância estabelecida entre eles deve ser mensurada em relação ao centro de massa de cada uma delas, pois nesses pontos pode-se pressupor que está concentrada toda a massa do respectivo corpo ou do sistema de corpos.

Como existe a proporcionalidade, introduz-se na fórmula uma constante de proporcionalidade da Lei da Gravitação Universal é (constante de Gauss):


Assista à vídeoaula, com a solução comentada da questão, no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário